domingo, 18 de novembro de 2007

Documento 8

Mas e daí que dia desses fui visitar meu vô, meu querido vô Veron, e minha mãe me avisou, antes da visita, que ele estava velhinho, fraquinho e com a cuca meio fundidinha. Disse também que ele, sempre homem muito ativo, andava triste pela velhice. Disse ainda, também, finalmente, que ele ficaria muito feliz em me ver.

Sentei ao lado dele, que estava deitado.
Na televisão, um programa de jogos com palitinhos e prêmios em dinheiro.
Botei uma pilha e ele me deixou ligar.
Um jogo de perguntas e respostas. 6 acertos dão acesso ao jogo de palitinhos. A quinta pergunta é sobre o princípio da incerteza de Heisenber, a seguinte, desconhecida.
A primeira foi sobre a final da copa de 98.
Não ouvi um não que abria a frase e acabei respondendo ao contrário.
Caí na primeira fase.
Conto pro vô, ele não entende, entende outracoisa, acha graça, ri, eu rio.

Ele diz que sabia essa, sabia quem ganhou e sabia até o resultado. Sabia quem tinha marcado os gols e qual tinha sido o público. Sabia da bola na trave e das jogadas violentas. Sabia da torcida e do estádio, e de suas cadeiras de plástico, verdes, e da cerveja francesa, e da música da torcida, e das italianas, e, ah¹, lembrava da bahiana, com quem acabara uma noite dançando tango sob o arco do triunfo. Sabia e fazia questão de saber, de guardar para seus momentos finais suas grandes aventuras. Passava os dias absorto, navegando, buscando e trazendo as mais audazes e ardilosas lembranças, para que se despeçam agora que, exausto, meu vô preparava-se para descansar. Pode perguntar pra tua vó, ele disse, pergunta, ela vai te dizer, se num dia vem visita, no outro já nem lembro que esteve aqui. Pra quê que vou ocupar minha cabeça com isso? Abro mão do mundo de hoje e, em troca, consigo até sentir exalar o perfume do mediterrâneo nos portos de Alexandria.

Hmmm, massa, vô.
É, massa.
E amanhã então o senhor nem vai lembrar de mim?
Hmm, acho que não, talvez não. Quase certo.
Hmm, beleza. Viu vô, voindo então, vou tomar uma cachacinha com os rapazes.
Falou, jovem
PÓDESCRER, COROUA.

Nenhum comentário: